A operadora de telefonia móvel VIVO está prestes a lançar comercialmente mais um serviço para o esse significativo mercado: trata-se do serviço de PoC (push-to-talk over cellular). Essa tecnologia permite que as pessoas se comuniquem como se o celular fosse também um walkie-talkie, similar aos serviços oferecidos pela operadora NEXTEL.
Nessa tecnologia a voz seria “carregada” até o destinatário através da rede de dados da VIVO e não da rede de voz.
Todas as operadoras de celular oferecem tanto uma rede de dados quanto uma rede de voz. A diferença entre as duas redes é a forma como as informações são transmitidas:
- na rede de voz é usado um sistema de circuitos: quando você liga para alguém, um circuito entre você e o destinatário é aberto, e a voz é transmitida.
- na rede de voz é usado um sistema de circuitos: quando você liga para alguém, um circuito entre você e o destinatário é aberto, e a voz é transmitida.
- na rede de dados é usado um sistema de pacotes: a informação é dividida em pequenos pacotes e enviada até o destinatário, que junta estes pacotes e decodifica a informação. Não é necessário abrir um circuito específico para transmitir a voz.
Como a rede de cobertura da VIVO abrange praticamente todas as regiões do país, a operadora poderá através desse serviço oferecer flexibilidade aos usuários que necessitam de comunicação via rádio a custo competitivo.
Enfim, concorrência sadia é sempre bem vinda!
Nenhum comentário:
Postar um comentário