terça-feira, 5 de julho de 2011

LONGEVIDADE A NOSSO DISPOR

Segundo o biomédico inglês, Audrey de Grey, especialista em longevidade, daqui a duas décadas muita gente chegará aos 150 anos de idade. Alega também que os médicos terão todas as ferramentas para curar o envelhecimento e prolongar a vida.
Conforme divulgado pelo site g1.globo.com, de acordo com sua concepção no futuro próximo as pessoas poderão viver mil anos. Sua teoria está baseada em adotar geriatria preventiva, visando reparar danos moleculares. Uma espécie de manutenção com terapias genéticas, com células-tronco, estimulação imunológica e outras técnicas. Algo como ir ao dentista e evitar cáries.
Será que o mundo está preparado para isso? Mil anos. Um milênio. Abraço essa causa!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

CATRACAS DUPLAS EM ONIBUS

A prefeitura de São Paulo em acordo com as empresas de ônibus está implantado em parte da frota (hoje já são pelo menos 20 ônibus) uma segunda catraca com objetivo de separar os passageiros que efetuam pagamento em dinheiro e passageiros que utilizam o cartão apropriado (pre-carregado).

Ora, um dos pontos abordados é que será reduzido em 40% o tempo de viagem considerando que os passageiros ficarão menos tempo na catraca.

Talvez, para nossa cultura, seja uma solução que atenda aos interesses da população. Mas, outras ações positivas estão em vigor, como o exemplo da cidade de Curitiba, onde parte das linhas de ônibus tem paradas em pequenas estações com catracas nesses locais e não nos ônibus que somente param nessas estações. Essa ação tem vários pontos positivos, desde redução de filas, tempo de espera, etc.

Comparando com alguns países da europa, por exemplo, as linhas tanto de ônibus quanto de bondes, não existe a figura da catraca. Os passageiros adquirem cartões pre-carregados e a cada viagem "passam" o cartão em leitura ótica em um "ponto" no ônibus validando a passagem e creditando o valor da viagem a operadora da linha.

Com certeza estamos evoluindo e certamente estaremos aplicando os mesmos processos de outros países. Ou não?

terça-feira, 21 de junho de 2011

PLEBISCITO NO PARÁ

A imprensa tem divulgado constantemente a realização de um plebiscito no estado do Pará com objetivo da aprovação do povo em dividir o estado em três regiões, ou seja: mantendo o estado atual e criando mais dois novos estados.

Fora o lado social que possivelmente seria agraciado com pontos positivos, não podemos esquecer o grande vilão do processo: o lado político.

Infelizmente, com a possível criação de dois novos estados, haverá um crescimento enorme da administração pública, com geração de empregos e cargos públicos (pelo menos nas novas capitais) e refletindo na Câmara e no Senado a criação de novas cadeiras para deputados e senadores.

Isso efetivamente implica no aumento do gasto público, sem falar que os possíveis novos estados não teriam caixa para arcar com tais gastos.

Enfim, até quando estaremos a mercê dessas jogadas políticas visando apenas os interesses dos governantes e esquecendo do povo?

domingo, 19 de junho de 2011

GOVERNANTE QUE O POVO MERECE

Nessa última sexta feira e final de semana em São Paulo, capital - não em Brasilia (DF) onde deveria estar atuando na Câmara dos Deputados, encontrei em um Hotel/Flat o Deputado recem eleito de codinome "Tiririca" juntamente com familiares, tratando de assuntos relevantes envolvendo sua atividade artistica.

Certamente, aproveitando as brechas existentes no regimento da Câmara o respectivo deputado viajou de Brasilia - DF para São Paulo com hospedagem incluida, inclusive para familiares, para reunir-se com suas "bases", talvez visando discutir algo que seja de interesse do povo: seus eleitores.

Infelizmente, o que presencei, foram encontros com profissionais do meio artístico no restaurante do hotel.

Será que o nobre deputado esteve tratando de assuntos de interesse do povo ou de sua carreira artística?

Realmente, acho que o povo tem como um dos representantes na Câmara o governante que merece!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

CONCORRÊNCIA SADIA


A operadora de telefonia móvel VIVO está prestes a lançar comercialmente mais um serviço para o esse significativo mercado: trata-se do serviço de PoC (push-to-talk over cellular). Essa tecnologia permite que as pessoas se comuniquem como se o celular fosse também um walkie-talkie, similar aos serviços oferecidos pela operadora NEXTEL.
Nessa tecnologia a voz seria “carregada” até o destinatário através da rede de dados da VIVO e não da rede de voz.
Todas as operadoras de celular oferecem tanto uma rede de dados quanto uma rede de voz. A diferença entre as duas redes é a forma como as informações são transmitidas:
- na rede de voz é usado um sistema de circuitos: quando você liga para alguém, um circuito entre você e o destinatário é aberto, e a voz é transmitida.
- na rede de dados é usado um sistema de pacotes: a informação é dividida em pequenos pacotes e enviada até o destinatário, que junta estes pacotes e decodifica a informação. Não é necessário abrir um circuito específico para transmitir a voz.
Como a rede de cobertura da VIVO abrange praticamente todas as regiões do país, a operadora poderá através desse serviço oferecer flexibilidade aos usuários que necessitam de comunicação via rádio a custo competitivo.
Enfim, concorrência sadia é sempre bem vinda!

terça-feira, 14 de junho de 2011

TECNOLOGIA A SERVIÇO DA ESCOLA

Em Brasilia - DF, dois professores da rede pública, através de recursos tecnológicos disponíveis no mercado, criaram um dispositivo eficaz que valida a presença do aluno na escola e em paralelo informa também aos pais a chegada e saida no ambiente escolar.

Tomando como base a aplicação do SMS em redes móveis, o aluno ao chegar e sair da escola utiliza o princípio da leitura digital do polegar validando no sistema horários de entrada e saídas, bem como datas, presença, etc, enviando imediatamente ao celular dos pais mensagem SMS com tais informações.

Esse sistema facilita a administração da presença do aluno na escola e confirmação aos pais que o mesmo está em aula.

Simples e prático!

domingo, 12 de junho de 2011

DANÇA DAS CADEIRAS

Semana passada, como num passe de mágica, dois dos diversos Ministérios do atual governo, foram envolvidos em uma operação peculiar: a cadeira do Ministério da Pesca passou a ser ocupada pelo Ministro Luis Sérgio e para o Ministério das Relações Institucionais a Ministra Ideli Salvatti. Um troca-troca ministerial para acalmar a base aliada por cargos no governo.

Essa operação nos induz  questionar a competência dos ocupantes das demais cadeiras ministeriais, quanto ao perfil de cada ocupante para a administração de sua pasta.

Entendo que todos os brasileiros acreditam que além do fator político cada cadeira ministerial está sob gestão de pessoas competentes e com perfil adequado para gerenciar sua pasta.

Obviamente, esta dança das cadeiras teve cunho político. Será que ficaremos a mercê de episódios como esse no decorrer desse governo?

quinta-feira, 9 de junho de 2011

SUSTENTABILIDADE

Ultimamente o tema "Sustentabilidade" tem sido bastante debatido na mídia.

Todos os debates envolvendo esse assunto são ligados ao clima e ao meio ambiente.

Mas, efetivamente, o que é sustentabilidade? Nada mais é que um conceito que na prática representa promover a exploração de áreas ou uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilibrio e o MEIO AMBIENTE e as comunidades humanas de toda a biosfera que dele dependem para existir (segundo Carlos Abreu).

Enfim, o conceito é amplo e envolve uma série de questões que merecem ser estudadas e avaliadas. Estamos preparados?

iOs5 - Apple

Foi divukgado nessa segunda feira (06) nos EUA, no evento WWDC 2011, por Steve Jobs, as novidades do sistema operacional iOs5, voltado para plataformas móveis comercializadas pela Apple.

A grande novidade dessa plataforma é a não exigência para que os aparelhos sejam conectados ao computador para inicio de funcionamento, dentro outros.

Se você é usuário da MAC aguarde setembro onde tal novidade estará a disposição comercialmente.

terça-feira, 7 de junho de 2011

CARTEL COMBUSTIVEL EM BRASILIA - DF

Recentemente o Ministro Edson Lobão pronunciou na imprensa a formação de cartel dos postos de gasolina em São Luiz (MA) e Brasilia (DF).
Imediatamente, numa ação visando agradar a opiniao pública, os preços de combustíveis em Brasilia foram reduzidos em toda rede de postos.
Porém, essa farça durou pouco, pois todos os postos do DF nesse último fim de semana majoraram os preços da gasolina praticamente nos mesmos valores. Que coincidência!
Onde está a ação do Ministério Público sobre essa questão? Será que os consumidores estarão sempre a mercê desse Cartel?

segunda-feira, 6 de junho de 2011

BEM VINDO A NEWS PRESS

Bem vindo a nova ferramenta de notícias: NEWS PRESS!

O objetivo é divulgar novas notícias acerca de assuntos de interesses comunitários, meio ambiente, política, informática e telecomunicações.

NEW PRESS será seu canal de informação focado em notícias e fatos.

Se seu interesse é notícia, esse será seu novo canal!