quarta-feira, 22 de junho de 2011

CATRACAS DUPLAS EM ONIBUS

A prefeitura de São Paulo em acordo com as empresas de ônibus está implantado em parte da frota (hoje já são pelo menos 20 ônibus) uma segunda catraca com objetivo de separar os passageiros que efetuam pagamento em dinheiro e passageiros que utilizam o cartão apropriado (pre-carregado).

Ora, um dos pontos abordados é que será reduzido em 40% o tempo de viagem considerando que os passageiros ficarão menos tempo na catraca.

Talvez, para nossa cultura, seja uma solução que atenda aos interesses da população. Mas, outras ações positivas estão em vigor, como o exemplo da cidade de Curitiba, onde parte das linhas de ônibus tem paradas em pequenas estações com catracas nesses locais e não nos ônibus que somente param nessas estações. Essa ação tem vários pontos positivos, desde redução de filas, tempo de espera, etc.

Comparando com alguns países da europa, por exemplo, as linhas tanto de ônibus quanto de bondes, não existe a figura da catraca. Os passageiros adquirem cartões pre-carregados e a cada viagem "passam" o cartão em leitura ótica em um "ponto" no ônibus validando a passagem e creditando o valor da viagem a operadora da linha.

Com certeza estamos evoluindo e certamente estaremos aplicando os mesmos processos de outros países. Ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário